Aprenda de uma vez por todas como comprar um imóvel com segurança e também confira 6 dicas para não cair em furada!
De fato, tomar a decisão de comprar um imóvel não é uma tarefa nada fácil. Afinal, devem ser considerados diversos fatores para se efetuar uma compra favorável e segura. Como a maioria das pessoas não tem prática nesse tipo de negociação, muitas só a fazem uma vez na vida, é de suma importância se informar e se planejar bastante antes de tomar essa decisão.
Nos últimos anos, as incorporadoras e bancos vêm facilitando cada vez mais a compra de imóveis, o que tem aquecido o mercado imobiliário. Mais pessoas estão tendo acesso a financiamentos que cabem em seu orçamento, mesmo que ainda seja longe do ideal, ainda sim ficou muito mais fácil comprar um imóvel.
De qualquer forma, é muito importante contar com a ajuda de profissionais capacitados para auxiliá-lo na hora da compra. Comprar um imóvel envolve valores volumosos e qualquer falta de atenção pode custar muito caro. Pensando nisso, criamos esse post com 6 dicas importantes para facilitar a sua negociação.
Continue a leitura conosco para ver essas dicas maravilhosas de como comprar seu imóvel com segurança.
Conheça o seu limite financeiro
Essa primeira dica serve para você não "meter os pés pelas mãos", saiba o quanto você pode investir e seja fiel ao seu orçamento. Por mais que às vezes seja tentadora a oferta de um apartamento melhor em uma localização privilegiada, se estiver acima do seu orçamento, não faça loucuras.
As chances de um endividamento futuro por ter extrapolado o orçamento são altas, e pode ocasionar até na perda do seu imóvel. Então é de suma importância, antes de começar a procurar um imóvel, saber exatamente o quanto você pode gastar.
Procure o seu banco e veja as melhores formas de financiamento e até quanto você está disposto a comprometer do seu orçamento nas parcelas. É importante ficar ligado que as parcelas devem comprometer menos de 30% da renda familiar.
Defina o tipo de imóvel que você deseja adquirir
Antes de ir à busca, defina se você quer uma casa ou um apartamento, com garagem ou sem garagem, com varanda ou sem varanda e assim por diante. Pense bem no que te agrada em um imóvel e defina as suas prioridades.
Existem muitas ofertas tentadoras no mercado, e se deixar levar pela emoção da compra pode ser catastrófico. Imagine que você se planejou por 10 anos da sua vida para comprar um imóvel e aí encontra uma proposta tentadora, fecha negócio e depois de alguns meses você se dá conta de que não era bem aquilo que você procurava.
Faça um roteiro antes de visitar os imóveis
Antes de começar a visitar os imóveis, é importante fazer um roteiro definindo a ordem de prioridades que você almeja no imóvel. Considere localidade, acesso ao transporte público, comércios, tamanho do imóvel, quantidade de quartos e assim por diante. Visite os imóveis que atendam a maior parte dos critérios que você acha importantes primeiro.
Dessa forma, além de filtrar os imóveis que atendam às suas expectativas, você pode economizar tempo e evitar viagens perdidas em imóveis que nem sequer seriam uma opção de negociar. Além disso, esse roteiro você consegue fazer sem sair de casa, pesquisando na internet os imóveis disponíveis no mercado.
Conheça todos os custos que envolvem a aquisição do imóvel
Uma coisa da qual você não pode deixar de dar atenção são os custos extras, além do valor do imóvel que você terá que desembolsar. Contar com a ajuda de um profissional capacitado é uma forma segura de se informar sobre esses custos. Além do valor de entrada do imóvel e as parcelas do financiamento, existem taxas, impostos, custas cartorárias, e você deve estar preparado para arcar com todas elas no ato da compra.
Lembre-se de que essas custas extras podem ser um tanto volumosas - por exemplo, o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários), que pode chegar a até 4% do valor do imóvel. Ou seja, se você está comprando um imóvel de R$200 mil, esse imposto pode chegar a R$8 mil e o mesmo deve ser pago a vista.
Pesquise a documentação do imóvel antes de fechar negócio
As vezes alguns detalhes podem passar despercebidos, como uma alteração no RGI (Registro do Imóvel), alguma divergência na escritura, IPTU ou condomínio atrasados etc. Por isso, é importante fazer uma pesquisa minuciosa em toda documentação do imóvel para não ser pego de surpresa depois.
Boa parte da pesquisa pode ser feita no cartório de registro de imóveis da região do imóvel. Vá até lá e se certifique de que a matrícula do imóvel está em dia. Peça o registro de pagamentos da taxa de condomínio e os comprovantes de pagamento do IPTU. Lembre-se de que se, por ventura, algo não estiver dentro dos conformes, isso pode atrasar e muito a negociação e até aumentar os custos.
Conte com um corretor de confiança
Principalmente se for a sua primeira compra de imóveis, é muito importante contar com a ajudar de um corretor imobiliário de sua confiança. Eles são capacitados para auxiliá-lo desde a pesquisa do imóvel até a finalização da aquisição. Por isso, evite tentar resolver tudo sozinho, pois o que você pagará a um corretor com certeza será muito menos do que se você cometer um erro na negociação.
Ter uma imobiliária com corretores capacitados e de confiança te auxiliando no momento da compra pode evitar que você pague valores exagerados em um imóvel, e facilitar toda a burocracia que envolve essa transação.
Com essas dicas, com certeza você conseguirá comprar o seu imóvel com mais facilidade. Mas lembre-se de que informação nunca é demais e que você deve buscar sempre o maior conhecimento possível sobre as transações imobiliárias antes de fechar negócio. Não esqueça de que todo cuidado é pouco, os valores de um imóvel são bastante volumosos e tem gente que se prepara a vida inteira para conquistar o sonho de sua casa própria.
E então, curtiu as nossas dicas sobre como fazer uma compra de imóveis de forma segura? Compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas possam receber essas dicas também.